LogoDGM2233445.png
Internet-of-Things.jpg

DGM Assessoria em 20/05/2018

 

O que significa IoT?

 

É literalmente a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things em inglês). 

Ela vem crescendo mundialmente num ritmo desenfreado.

Não chegamos ao ponto como a Familia dos Jetsons com espanadores que trabalham sozinho ou com jatinhos para seu filho ir a escola tranquilamente, mas estamos num momento em que tudo está em volta da tecnologia e a cada dia só aumenta sua influência em toda a sociedade, seja em casa ou nos negócios.

Não é de hoje que se escuta sobre essas três letrinhas em todo o mercado de Telecom. Não so nesse ramo, na área de alimenticios, na rea jurídica, no setor administrativo, enfim, em todos os setores de um modo geral.

Isso porque a IoT é a junção e conexão de dispositivos que usamos diariamento como smartphones, widgets de comandos de voz, televisões smarts, etc, com outros aparelhos que antigamente nao tinham essa função tecnológica: por exemplo uma geladeira que mostra o que está dentro por uma tela do lado de fora e ainda te avisa quando tem que comprar mais ovos, ou as luzes da nossa casa que se acendem com sua presença, ou o portaão de uma garagem de sua casa que se abre automaticamente quando pelo gps percebe que seu carro está chegando, são diversos os meios que estão sendo comercializados e idealizados.

Essa junção traz benefícios para nos usuários e simplifica nossa vida, é uma realidade que não está mais apenas no papel ou nos desenhos antigos, já sào produzidos carros com IA (inteligencia artificial), com conexoes que mostram a velocidade que se pode andar numa via, conectando sua agenda de afazeres diários do celular, mostrando o clima que está prestes a vir.

Isso implica também em grandes oportunidades para o mercado de negócios, várias startups estão surgindo com ideias novas e desafiadoras, esse é o futuro e temos que acompanhar e se adaptar.

5196377443_a35e957fe8.jpg

Esse video ao lado exemplifica de uma forma simples e bem didatica, o que é a internet da coisas e no que ela afetará e já esta afetando em nosso dia a dia.

O video é de 2014 e foi feito pela Nic.Br (Núcleo de Informação e Coordenacao do Ponto BR).

Serão inúmeros os benefícios para a população em geral, você já pode ter no seu pulso um Mini Dr que te informa e registra seus passos, seus batimentos cardíacos, a distância que percorreu, o percurso em detalhes num mapa, ateé pressão arterial será monitorada dessa maneira. Caso esteja algo fora do habitual, seus contatos de emergência já seraá discado com uma localização precisa.

Mas claro que com todo esses benefícios, temos que prestar atenção em algumas situações:

Pontos a se atentar sempre:

  • A privacidade das informações: Jã sabemos que diversas empresas pagam para ter acesso ao conteudo que exploramos na internet, o próprio Facebook está sofrendo uma ação por vazar nossas informacoe pessoais, mais detalhes.
  • A ameaca de vírus, malwares e spams: estamos a todo instante propensos a sermos atacados por esses incômodos que podem criar uma dor de cabeca enorme, dados bancários roubados, além de acabar destruindo nossos dispositivos por descuido ou falta de atenção ao clicar num phishing, numa propagando que parecia muito vantajosa, numa imagem que sua tia-vó lhe enviou e que se não for repassada, irá trazer má sorte por 7 anos, etc.
  • Temos que nos atentar e ter um programa para nos proteger digitalmente, se assalto a mão armada acontece todo dia, quem dirá por baixo dos panos, na internet, sem niguém olhando e julgando.

 

Mais informações para acompanhar a IoT, tem o um item destinado somente a esse tema no Fast Company